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Tuna Feminina do O.U.P. 1988

Entrevista a uma das fundadoras da TunaF, Margarida Paula Salgado - a quem agradeço a simpatia e colaboração  - que nos deixa as seguintes memórias sobre a génese da Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto.






1) Como foi, então, à época, o processo de fundação da Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto?


MPS -A Tuna Feminina (TunaF) não foi formada como tal, ou seja como tuna. Foi antes uma brincadeira cujas consequências foram, de todo, imprevisíveis.

A inclusão de uma tuna nos espetáculos do OUP foi um desejo da Direção de 1984/85. À época não havia tuna no OUP; apenas havia tuna na AAOUP (Associação dos Antigos Orfeonistas da UP).

Deste modo começou-se a ensaiar alguns temas com o antigo orfeonista entretanto falecido, Lauro Paupério. Era uma tuna que se apresentava de modo “tradicional” (1ª fila sentada, 2ª fila de pé…) e nela se incluíam orfeonistas que tocassem ou “arranhassem” qualquer instrumento, fossem rapazes ou raparigas. Não teve um percurso muito consistente e …

"Capas Negras" [1947] e a Tuna no Porto.

O Dr. Eduardo Coelho deixa-nos esta interessantíssima reflexão e não menos pertinente análise ao filme "Capas Negras", análise esta que vai mais além na dissecação do conteúdo, contexto histórico e geográfico do mesmo, numa época onde a 7ª Arte em Portugal era particularmente dirigida para a propaganda simples e ao mesmo tempo franca das virtudes nacionalistas, com as tradições culturais bem vincadas nessa cinematografia que nos legou títulos como "O Pai Tirano", "Costa do Castelo", "Cantiga da Rua" e  "Pátio das Cantigas"  - somente para citar alguns.
A iconografia associada ao Estudante não poderia faltar, naturalmente, nesse contexto tão intrinsecamente português quanto genialmente manipulador de massas, tão em voga então nas ditaduras europeias do pós 2ª Guerra Mundial e mesmo anteriormente a este período - recorde-se Franco e o S.E.U. p.ex. - que pretendiam elevar as ditas virtudes e traços genéticos culturais como forma de afirmaç…