segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ultimo Quartel do Séc.XX na Academia do Porto


O ultimo quartel do Século XX referencia o surgimento tímido 1º e depois explosivo - de onde veio o termo «boom» aplicado a esse ressurgimento - trouxe o nascimento da esmagadora maioria das Tunas estudantis que hoje conhecemos na Academia.


Vamos a par e passo e por ora, quedar-nos nas fundadas oficialmente nos anos 80 do Século XX: Tuna de Engenharia da Universidade do Porto e Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto.

Trata-se da 1ª tuna exclusivamente de uma Faculdade em Portugal e, no caso da 2ª, da 1ª Tuna Feminina Portuguesa nesta época - o  "Qvid Tvnae" referencia outros agrupamentos anteriores, embora não com carácter formal e permanente.

Refira-se que as datas de fundação nas tunas estudantis referenciadas  são indicadas pelas mesmas, no entanto, sabe-se e com conhecimento de causa, quer junto dos intervenientes, quer presencialmente, que em muitos casos a actividade tuneril já era exercida anteriormente à data de fundação indicada - que não raras vezes serviu o propósito de marcar uma data fixa, ou por força de algum momento em especial (espectáculo, etc) ou então por via da mera fixação dessa data.

Brevemente daremos tal à estampa.

Sem comentários:

Tuna Académica do Porto 1897

Tuna Académica Porto, 1897 Repare-se no número 55, Álvaro de Sousa e sua legenda......