Datado dos anos 60 temos este single em vinil, que na sua contra-capa nos deixa o seguinte:
"Organizou-se a primeira Tuna Académica do Porto em 1909, sob a direcção de Prazeres e Futuro Barroso, agrupamento que, no decorrer dos anos, viria a ter agitada existência, sujeita a longos interregnos na sua actividade. Dissolvida, reapareceu em 1922 sob a regência do saudoso académico e Tuno Eng. Modesto Osório, cuja morte prematura novamente mergulhou a Tuna no caos e na desorganização. Surge de novo em 1937 com a designação de Tuna Universitária do Porto, sob a batuta do Maestro Afonso Valentim, sendo, no entanto, efémera a sua existência.
Longos anos decorreram até que, em Novembro de 1960, um grupo de Orfeonistas, desejosos de reatar a tradição, organizou um Agrupamento que actuou em todos os Saraus do O.U.P. realizados no ano de 1960-61 sob o nome de Orquestra Tipica (...)"
Fonte: Contra-capa do disco de vinil "Tuna do Orfeão Universitário do Porto"
3 comentários:
Uma preciosidade.
Já a menção ao ano de 1909 como o da fundação de uma Tuna Académica no Porto é, como tão bem sabes, imprecisa, já que bem anterior.
Abraço
http://portuscaletunae.blogspot.com/2008/07/tuna-acadmica-do-porto.html
Abraços!
Gostava de avisar que há uma entrada do blogue ("Memórias da Tuna do OUP em 1962") que aparece nas actualizações (há 4 semanas), mas não aparece no blogue. Só sei que começa por
"Texto enviado pelo Dr. Eduardo Coelho, citando Tuno da época: Razões para activar a tuna. Quando em 13 de Abril de 1937, se apresentaram pela primeira vez após a reorganização, a Tuna e o Orfeão Universi..."
Enviar um comentário